A Polícia Civil fez duas grandes apreensões de drogas entre a quinta e a sexta-feira no Rio Grande do Sul. Ao todo, quase 300 quilos de drogas entre maconha e cocaína foram apreendidos pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). As apreensões geraram um prejuízo de mais de R$ 7 milhões aos criminosos. Os flagrantes aconteceram na região metropolitana e noroeste do Estado.
A primeira apreensão foi na madrugada de quinta-feira 14/7 quando policiais da 3ª Divisão de Investigação do Narcotráfico (3ªDin) da Polícia Civil, identificaram um local usado como depósito das drogas em Sapucaia do Sul. O local foi descoberto após monitoramento de pontos de venda de drogas em na cidade. Esta foi a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul.
Leia também:
Rio Grande do Sul é o estado que mais identifica pessoas desaparecidas por DNA“Li e falei que ela não tinha do que se envergonhar”, diz professora ao ler redação com desabafo de aluna sobre abuso sexualTribunal do júri condena acusadas de queimar jovem vivo em São Sepé
A investigação teria começado há 30 dias conforme informações da polícia. Segundo o Delegado Gabriel Borges, após o monitoramento, foi possível identificar que o depósito era responsável por abastecer dezenas de pontos de venda de drogas em Porto Alegre e na região metropolitana.
Os policiais abordaram um suspeito no momento em que ele saia do local. Com ele, foi apreendido um pacote com 1 quilo de cocaína. Ao entrar no imóvel, os policiais encontraram mais 198 tijolos da droga. Conforme o delegado Gabriel Borges, responsável pelas investigações, a droga pertence a uma facção criminosa que tem base no Vale dos Sinos e distribui drogas para todo o Estado. Ainda conforme Borges, a investigação segue para identificar os proprietários da droga e outros integrantes da facção que estejam envolvidos.
De acordo com o Delegado Alencar Carraro, Diretor de Investigação do Narcotrafico, a ação representa um grande golpe ao crime organizado, retirando milhões de reais em drogas que seriam comercializadas pelo grupo criminoso. O homem foi levado ao Denarc onde foi feito o registro da ocorrência e logo em seguida foi encaminhado ao sistema carcerário.
Apreensão de maconha aconteceu na fronteira com a Argentina
Suspeitos fugiram ao ver a aproximação dos policiais e deixaram carga de 85 quilos de maconha
O segundo flagrante foi feito pela 2ª Din entre a noite de quinta (14) e a madrugada de sexta-feira (15) no noroeste do Estado. Em andamento após algumas investigações, os policiais realizaram buscas em Tiradentes do Sul na região da fronteira após receberem informações sobre o transporte de drogas que chegavam ao Brasil pelo Rio Uruguai.
Após identificarem o local em que pessoas entravam e saiam, eles se aproximaram para fazer a abordagem, e os cerca de cinco suspeitos perceberam a presença dos policiais e fugiram para o rio. Eles atravessaram a fronteira em direção a Argentina em um local de mata e de difícil acesso.
No local foram apreendidos diversos tijolos de maconha pesando ao todo 85 quilos da droga. A ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar as ações e investigações contra o tráfico de entorpecentes e as organizações criminosas, buscando sempre sua descapitalização. Denúncias podem ser feitas pelo disque-denúncia do Denarc no telefone 08000 518 518.
Leia todas as notícias